As cores e sabores da cozinha de Sergio Arno.

CONSOLIDADA COM UMA DAS MAIORES REDES DE ALTA GASTRONOMIA DO PAÍS, O LA PASTA GIALLA OFERECE AS TRADICIONAIS RECEITAS ITALIANAS, TRAZIDAS PELO CHEF SERGIO ARNO, COM PREÇO ACESSÍVEL E AMBIENTE ACOLHEDOR.

Em 2001, o primeiro restaurante La Pasta Gialla foi inaugurado em São Paulo, SP, para oferecer aos clientes uma excelente comida a preço justo. A ideia, que iniciou-se como uma bruschetteria, começou

a funcionar na rua Pedroso Alvarenga, onde o restaurante oferece até hoje a verdadeira comida italiana, com pratos assinados pelo renomado Chef Sergio Arno, marca que é sinônimo de excelência na cozinha.

Sergio já recebeu diversas premiações com a marca La Pasta Gialla de veículos especializados em gastronomia, como revista Gula, Guia 4 Rodas e revista Veja, todos pela sua excelência em alta gastronomia.

O restaurante é a cara da Itália, e não é à toa que o slogan da rede, que hoje tem 18 lojas por todo o Brasil, é “Tão italiano quanto a Itália“. A viagem começa pela arquitetura rústica e vai até os deliciosos pratos, tudo acompanhado por bons vinhos. Destaque para as massas artesanais, frescas ou recheadas, e com cores vivas e sabor leve.

Tudo é produzido na Massaria Sergio Arno, que abastece todas as casas sob sua bandeira: Alimentaria di Sergio Arno, Armazém Sergio Arno, La Quottidiana, as rosticcerias das marcas e as franquias La Pasta Gialla.

Para atender à rede, são produzidas 60 toneladas de massa por ano, preparadas a partir de 36 toneladas de farinha e seis toneladas de ovos. Por mês, são consumidas sete toneladas de queijo nos restaurantes e mais de uma tonelada de molho de tomate. Por mês, a rede recebe mais de 50 mil clientes, o que soma 600 mil clientes por ano. Em dez anos, já foram consumidos 720 milhões de couverts e seis milhões de refeições em toda a rede. São 440 trabalhadores, sendo 40 prossionais de gastronomia.

Sérgio Arno no

Ingredientes tradicionalmente italianos

Entradas, bruschettas, massas, saladas, pratos principais e sobremesas. O destaque da casa são as bruschettas, servidas em 28 variações, da clássica às que levam cobertura com aliche, molho de tomate e pimenta. Entre as massas frescas de fabricação própria, destaque para o ravióli de mascarpone e azeitonas pretas e para o nhoque de polenta ao ragú de calabresa.

Mas, criatividade e qualidade é o que não falta no La Pasta Gialla! No inverno, por exemplo, o restaurante lançou seu Menu de Inverno especial, apostando em sopas, cremes e polentas para esquentar nos dias frios.

O cardápio incluía dois tipos de sopas, dois tipos de cremes e dois de polentas. O cliente ainda podia escolher um item de cada grupo e montar o seu “Menu Degustação” com porções reduzidas de cada um deles. As sopas eram de cebola com crocante de queijo emmenthal e de tomate com queijo brie empanado. As opções de cremes incluíam de aspargos com cogumelos e tiras de frango grelhadas e de mandioquinha com crosta de presunto cru e rúcula fresca.

Já tradicionais nos restaurantes do chef Sergio Arno, as polentas também marcaram presença de duas maneiras: a polenta cremosa com ragu de costela suína e queijo coalho gratinado, e a polenta italiana ao funghi com ragu de calabresa e fonduta de mozzarella. Para acompanhar estas delícias, o cardápio da rede ainda oferecia excelentes opções de vinhos e sobremesas, para tornar essa experiência gastronômica mais completa e “tão italiana quanto a Itália”.

Já para o verão, a rede La Pasta Gialla preparou um cardápio saudável para manter a forma: a Linha Salutare, uma linha de massas integrais, de 7 grãos ou sem glúten. Além disso, oferece deliciosas opções de saladas, como a salada Caesar com frango fatiado, parmesão, molho caesar e torradinhas ao alho.

Para comer bem sem perder a forma no La Pasta Gialla, o cardápio traz o Tagliatelle 7 grãos com cogumelos, pimenta dedo de moça, gengibre e castanha-do-Pará ao molho de iogurte e o Fusilli sem glúten com tomate cereja, como sugestões de massas. “A massa 7 grãos é uma tendência muito grande e forte que tende a ganhar um espaço grande na mesa e no paladar do consumidor. Já o desenvolvimento da massa sem glúten vem num momento onde sabemos que se tem pouca oferta no mercado, e o pouco que existe disponível nem sempre possui a qualidade e as características do bom paladar. Hoje graças aos nossos esforços conseguimos abastecer os nossos restaurantes e rosticcerias com um produto de qualidade superior”, avalia o chef Sergio Arno.

O Cardápio conta ainda com a salada de folhas verdes com queijo brie empanado e manga grelhada ao molho de frutas vermelhas e acetto, e salada com folhas verdes com shitake, bolinhas de queijo de cabra e bruschetinhas de tomate fresco ao molho de agrião, além do Tagliatelle integral ao molho pesto, mozzarella de búfala, aspargos e pinolis.

Além dos tradicionais pratos italianos servidos pelo La Pasta Gialla, o chef Sergio Arno escolheu a dedo os ingredientes para criar um dos pratos do novo cardápio da rede, o Ravioli de Funghi Porcini ao creme de Mascarpone com alho-poró, alecrim e tomate cereja.
O Funghi Porcini, cujas melhores fontes estão na Itália, é o recheio do tradicional ravioli. Essa base combina com a cremosidade do Mascarpone, criado na Terra da Bota no  final do século XVI. O alecrim, muito comum na região do Mar Mediterrâneo e chamado pelos romanos antigos de “orvalho do mar”, traz todo seu aroma e perfume para este prato, aliado ao alho-poró, levado à Europa nas invasões islâmicas no século VIII.

O prato é uma imersão na história e na tradição da culinária italiana, unindo elementos originários da Itália a outros levados pelas civilizações que construíram o Velho Continente. Para tornar essa experiência gastronômica mais completa, o La Pasta Gialla oferece uma carta de vinhos com harmonizações perfeitas para cada um de seus pratos, todos com o requinte da culinária do chef Sergio Arno.

O novo cardápio da rede La Pasta Gialla já está disponível em todas as unidades, com novas entradas, bruschettas, massas, carnes e sobremesas.

O Chef Sergio Arno

Fazer boa comida e realizar bons negócios são as essências de um bom chef de cozinha, internacionalmente conhecido.

Nascido em dezembro de 1960, o paulista Sergio Arno foi o principal responsável por trazer da Itália o sabor único que hoje encanta os clientes em seu restaurante.

Em 1987, ele inaugurou seu primeiro restaurante, o La Vecchia Cucina e, com ele, deu inicio à movimentação de sua cozinha, conseguindo uma geração de apreciadores que aprenderam a reconhecer a culinária italiana que hoje é referência no meio gastronômico.

Com a brilhante ideia de montar um restaurante único e exclusivo com os sabores da Itália, o chef abriu o La Pasta Gialla, rede de franquias que marca presença em todo o Brasil com 18 lojas espalhadas pelo país.

Além da rede La Pasta Gialla, o chef conta com mais três empresas: o Alimentaria, o Armazém Sergio Arno e o Cinqui Piatti, além de ter sua própria Massaria, diferencial da marca Sergio Arno.

Recentemente, inaugurou o La Quottidiana, onde retomou as atividades na cozinha.

Sergio Arno adora compartilhar com os amigos e clientes seus deliciosos pratos, como assados, massas e outras delícias que somente um alquimista de gastronomia pode criar. Além de cozinheiro nato, ele tem outra especialidade: é um exímio apreciador de vinhos.

Apaixonado por aeronaves, Sergio também é um excelente piloto de avião!

Confira aqui uma super entrevista com Sérgio Arno onde ele fala sobre o seu estilo de vida!

Parte 2
Parte 3
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like